1 de jun. de 2013

Fermentação de Alimentos - Parte 2

Este é um outro tipo de fermentação de alimentos... Enfim, esta culinária alquímica não tem limites!

Esta é uma conserva que fica pronta em 24 horas!
Aqui tem abobrinha em rodelas, repolho ralado e lentilha germinada descascada com limão e sal.

Você precisará de um vidro com tampa, água, limão, sal, vegetais crus e criatividade...

Primeiro é necessário esterilizar o vidro, já que é muito importante selecionar as colônias de microorganismos vivos que você deseja no seu fermentado.

Após o vidro esfriar, junte uma seleção dos vegetais que preferir, todos picadinhos com pouquinho de água, limão e sal. Então, escolha a combinação que melhor lhe convier. Tente, Teste, Experimente!

Se quiser, pode acrescentar ervas, pimenta, gengibre... A criatividade é sua... 

A fermentação deste picles fica pronta em 24 horas!!! 

Sem conservantes, então não guarde: coma!!!!

É possível fazer conservas só de temperos: alho, gengibre, coentro, alho poró. É possível também conservar palmitos frescos. Nesses casos, você deve guardar em geladeira e ir comendo aos poucos. Mas, faça sempre em pequenas quantidades, que é para não envelhecer demais.

Excelente para os viajantes, pois vão e vêm com a comida já pronta, rs.

Até breve!!!

Aline Chaves

9 comentários :

  1. Aline, amo seu espaço e agradeço por cada receitinha e cada post que compartilha conosco. Obrigada, obrigada, obrigada, estou na luta pela alimentação viva e cada vez me encorajo mais. Um grande abraço com oração pela sua vida, sua família, sua saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciara! Estou radiante com o seu entusiasmo!!! Um dia ainda vamos ter o prazer de comer-e-orar juntas!!! :o)

      Grata pelo carinho,

      Excluir
  2. Devo guardar o vidro com a verdura depois de fermentada na geladeira? Quanto tempo dura? Obrigada! Também, o inhame fica gostoso fermentado cru? Quantos dias para cada verdura/raíz? Podemos ir experimentando depois de alguns dias pra ver se tá bom? Eu tenho receio de fazer sem probiótico, o que aconselha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly!

      Na vida somos guiados por dois caminhos: o AMOR e o MEDO.

      Se você ainda tem "receio de fazer sem o probiótico"... Nunca vai se abrir para o novo! O novo é a pesquisa que você inicia... cheira, observa, prova, aprova e confia na natureza.

      Repare que este post fala sobre uma conserva para ser comida no dia seguinte: 24 horas.

      Então, é um planejamento para comer no dia seguinte e pronto! Faça apenas a quantidade que você vai comer. É simples assim!

      Não tem que ficar comendo comida de geladeira... As geladeiras simbolizam estoques de alimentos onde guardamos e estocamos comidas antigas... Não há necessidade para isso!

      A idéia desta conserva é aproveitar as colônias de microorganismos vivos que moram dentro dos vegetais crus. Aliás, por isso o vidro é esterilizado. (para selecionar as bactérias.

      Sim, a conserva do inhame ralado e temperadinho com ervas e outros temperinhos fica uma delícia.

      Verduras, raízes... o mesmo esquema: coma em 24 HORAS.

      Ao final do post, quando falei para colocar a conserva na geladeira foi para temperos picantes... que você não consegue comer tudo de uma vez. Neste caso, ainda é aceitável.

      Mas,, no geral a cultura do alimento vivo é Fazer e Comer. Tá certo?

      Exerça a sua pesquisa com AMOR!

      beijos

      Excluir
  3. Aline, boa tarde. Não entendi. Neste post parte 2 vai algum probiótico no vidro junto dos vegetais ou só os vegetais com sal e limão? Se não vai probiótico, como ele fermenta em 24hs sozinho e os da parte 1 fermentam em 7 dias? Fiquei meio perdido. Obrigado pela ajuda. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Existem diversos tipos, formas, processos, tempos de fermentação.

      Este post ensina a fazer uma conserva rápida de vegetais: em 24 horas pronta! Mais simples impossível...

      O post Fermentação de Alimentos - Parte I fala sobre um outro tipo de fermentação mais complexa que demora 7 dias para fazer efeito e, portanto, possui paladar mais apurada uma colônia de microorganismos vivos mais fortalecida.

      São processos diferentes. Basta fazer e conhecer com o seu próprio corpo!

      Aproveite!!!

      Excluir
  4. Oi Aline!

    Nesse tipo de fermentação tb devo apertar bem os vegetais pra que nao fique ar entre eles? Além disso, na hora do consumo, devo tirar as 2 primeiras colheres de sopa?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gizela!

      Não, esta postagem conta sobre um tipo de fermentação bem diferente daquela mencionada na Parte I...

      Aqui mostramos uma espécie de conserva que fica pronta em 24 horas. Não precisa apertar bem, nem desprezar o primeiro conteúdo a sair do vidro...

      É só seguir as instruções e inspirar-se!

      um beijinho

      Excluir
  5. Aline já fiz vários, to testando tudo kkk, mas tenho uma dúvida? Dura quanto tempo esse alimento no frasco, aquele de 7 dias? Outra coisa, Tem como minimizar aquela hiper acidez que fica? Gratidão linda e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Olá!

Escreva aqui o seu comentário sobre a postagem.

Alimentação Viva: um outro estilo de viver

Afinal, o que é Alimentação Viva para você?  Para nós, não se trata de um hábito alimentar, muito menos de uma dieta. A Alimentação...

Jovens postagens

.

Desde maio de 2017, não publico mais no Blog Panelas de Capim! Criei um novo espaço virtual para compartilhar minhas melhores inspirações...

Deixo aqui este blog como espaço de memória e referência. Aqui mora um pequeno resumo dos muitos anos dedicados à pesquisa, onde usei (aliás, ainda uso) o meu próprio corpo como experimento.


O conteúdo deste blog é, portanto, ofertado a todos aqueles que desejam aprimorar-se nas práticas da Alimentação Viva e inspirar-se no estilo de vida ecológico.

Peço gentilmente que não utilizem as nossas publicações para fins comerciais. Só porque não vale à pena promover-se financeiramente às custas do esforço e criatividade alheios.

A Vida vem da Vida!

Com carinho,

Aline Chaves
A moça que planta nas panelas

Licença Creative Commons
Panelas de Capim de Aline Almeida Chaves está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://panelasdecapim.blogspot.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que tem dentro das Panelas de Capim?