14 de mar. de 2013

Suco de Clorofila: o sangue das plantas

Clorofila é o sangue das plantas e está presente em qualquer folha verde comestível.

Ao ser ingerido em jejum, este suco colabora para a desintoxicação das funções corporais, regeneração dos tecidos, liberação de radicais livres, o que favorece nossos estados de saúde e bem-estar.

Proporciona vitalidade, concentração, disposição física e alegria de viver... lá, lá, lá, lá, lá, lá!!!

E, de repente, começa uma re-evolução silenciosa dentro de nós... É o fluxo da vida renovando as nossas células com a força da luz solar.

Não entendeu, nada? rsrs

Por que a clorofila é conhecida como suco da Luz do Sol? 


Aprendemos na escola que a fotossíntese é o processo utilizado pelo Reino Vegetal para sintetizar íons de fótons (luz do sol) e produzir CLOROFILA: o tal sangue das plantas.

Todos os vegetais possuem esta extraordinária capacidade de receber e armazenar, dentro de si, a poderosa luz que vem do sol, através da ligação carbono-hidrogênio.

Desse modo, estes seres incríveis conseguem transformam a luz solar em seu estado sólido: a clorofila.

Por isso, beber clorofila... é beber LUZ.
 Por gentileza, apreciem sem moderação!

Vamos fazer?

2 maçãs, folhas verdes comestíveis, 1 xícara de sementes germinadas.

Tudo depende do seu planejamento, se você quer tomar suco pela manhã, comece germinando sementes na manhã do dia anterior...

1. Germinação das sementes


O girassol com casca é a semente mais querida. Mas, pode usar outras como amendoim, painço, senha, alpiste, lentilha, grão-de-bico, entre outras...

Passo 1:  Ao acordar pela manhã, pegue um vidro coberto com filó e elástico. Coloque uma xícara de sementes secas. Lavar o vidro com as sementes, pelo menos, 5 vezes debaixo da torneira. Lave bem! Depois, deixe-as de molho na água até o final do dia (mais ou menos 8 horas de molho).


Passo 2: No finalzinho do dia, passado o período de molho, é necessário retirar a água do vidro e lavar as sementes mais 5 vezes.

Neste momento, é muito importante colocar a semente para respirar! O vidro deve ser inclinado em um ângulo de 90° no escorredor de pratos, longe de geladeira, televisão e microondas.

Vá dormir e deixe escorrer o excesso de água até o dia seguinte (devem ficar mais ou menos 16 horas respirando no ar).



Passo 3: Na manhã do dia seguinte, lave o vidro novamente debaixo da torneira, em água corrente. De preferência, lave uma 5 vezes e observe se as suas sementes já germinaram para o sucão!!!!!!!

Saiba mais sobre germinação de sementes: AQUI!

Vamos fazer suco de clorofila?


Sementes germinadas às mãos?

Corte as maçãs em quadrados pequenos. Lave e rasgue as folhas. Mãos à obra!

Bata as maças no liquidificador com o auxilio de um pepino ou uma cenoura. Use o pepino, como se fosse um pilão, para socar os quadradinhos de maçãs no fundo do liquidificador. À medida em que as maçãs forem se dissolvendo, já juntando as folhas e socando com o pepino.

Com o auxílio de uma bacia, coe a mistura em um coador de voal. O objetivo é retirar a água de dentro dos vegetais frescos.

Com o líquido que surge, bata as sementes germinadas e coe novamente.

Está pronto! Experimente fazer todos os dias...

PERGUNTAS FREQUENTES:


Por que o suco não leva água? Só pode usar maçãs?


Pesquisadores descobriram que a clorofila das plantas é composta por um padrão de organização muito semelhante à nossa hemoglobina.


Esta composição bioquímica da clorofila se mantém com as maçãs, qualquer legumes ou raízes. Todavia, se desestrutura quando adicionada água ou qualquer outra fruta além da maçã. Sabe por quê? A maçã é a única fruta com ph neutro, 

Desse modo, um suco de clorofila é uma carga de hemoglobina sendo ingerida pelo organismo humano.

Por que devemos tomar o suco pela manhã?


Absorvemos os alimentos que consumimos entre 10 horas da manhã e 18:00 horas da tarde. Metabolizamos, das 18:00 horas da noite às 05:00 horas da madrugada. Eliminamos entre 05:00 e 10:00 horas da manhã. Durante a manhã, portanto, devemos equilibrar os nossos ritmos internos, canalizando-os para eliminação, o que o Suco de Clorofila colabora e Muito!!! (DR SOLEIL, 2006).

Por que devemos germinar sementes para o Suco?


O Suco de Clorofila é altamente desintoxicante. Porém, não basta de desintoxicar, é preciso se alimentar. Nesse caso, as sementes germinadas correspondem ao alimento que dará sustentação e permitirá que o Suco seja ingerido e mantido no nosso corpo em jejum durante a manhã.

Uma xícara de sementes germinadas é o suficiente para uma pessoa.

Quais as folhas podem ser usadas?

Qualquer folha verde que seja comestível: Tudo o que dá no hortifruti, na feira, no mercado, na horta... salsinha, aipo, acelga, folhas da cenoura, folhas do brócolis, folhas da beterraba, folhas da couve-flor, couve, chicória, hortelã, alface, rúcula, agrião.

Zezé Natureza na Barraca do Sítio São Sebastião. Feira Orgânica do Flamengo-RJ
Desde as folhas domesticadas citadas acima, como, até os brotos e as plantas espontâneas comestíveis.

Horta Selvagem em espaço urbano

Vamos plantar clorofila em casa?


Opção 1: Cultivar brotos em casa


Você pode transformar sua janela ou varanda em uma linda produção de brotos, Basta apenas a luz indireta para que eles cresçam e apareçam.

Para aprender a fazer brotos em geral, clique aqui.
Para aprender a cultivas gramas de alpiste, clique aqui.


Opção 2: Hortas Selvagens


Você pode optar por criar uma Horta Selvagem onde convivem juntas plantas espontâneas e cultivadas com destino direto ao suco de clorofila!

Imagine ter acesso à folhas para um suco autêntico, fornecidas de maneira agroecológica, por ninguém menos do que você mesmo???? 

Para aprender a criar um modelo simples de Horta Selvagem (no campo ou na cidade), visitem a postagem: HORTAS SELVAGENS, clique aqui.

Para finalizar com chave de ouro, 

esse suco é bom para quê?


Este suco é bom para a vida! 
Beba, Compartilhe e Seja Feliz como as suas células!

“A clorofila será a proteína imprescindível para a nova era de luz que se aproxima. Quando tomada líquida e fresca, ela contém raios de sol sintetizados, mais a corrente elétrica necessária para a revitalização do corpo e abrirá novas áreas no cérebro humano que até agora são desconhecidas.” Dra. Ann Wigmore, 1970

Apostila de Alimentação Viva para iniciantes:

Clique na imagem e confira!

19 comentários :

  1. Parece muito bom, vou experimentar, acho que ta na hora de cuidar a parte de dentro, já que exploro este corpo por anos a anos.
    obrigado pela dica. Eds_esa.

    ResponderExcluir
  2. Já tomo o suco e também deixei a carne,graças a Deus!

    ResponderExcluir
  3. Agua de coco, pode ser colocado no suco? Tomo ao acordar, suco de couve (verde escuro), com limão, maçã e as vezes coloco também pepino e cenoura, esta correto? Só que depois tomo café com leite e pão integral...tem alguma contra-indicação?
    Vou tentar germinar grãos e colocar no meu suco também... agradeço a atenção... Diva Pires

    ResponderExcluir
  4. Olá Diva Pires!

    Se olhar com atenção a postagem sobre o suco de clorofila, verá que a última parte contém uma seção chamada: perguntas frequentes.

    Suas respostas estão lá!

    Sucesso na germinação! É um linda escolha!!!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Essa foi a melhor receita de suco verde que encontrei! Obrigada! Muito explicativa.
    Vou fazer uma desintoxicação com sucos verdes por 180 dias para iniciar a alimentação viva. Vc sabe se eu posso guardar para tomar depois? Ou devo consumir imediatamente?
    Infelizmente, moro na cidade grande e não posso estar tomando suco fresco sempre, muita correria. Se eu pudesse guardar em garrafa de vidro e tomar depois, seria ótimo. Pode?
    Obrigada! Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que bom que identificou com a nossa abordagem sobre o suco de clorofila!
      Sim, porque existem muiiitas e diversas leituras por aí...

      Primeiro lugar, a Alimentação Viva é uma outra forma de enxergar a realidade. Uma mudança de padrão. Ela ensina que devemos reconhecer frescor e vitalidade nos alimentos. É a comida do presente, do AQUI e AGORA. Fez, bebeu! Não guarda para depois.

      A Alimentação Viva reflete sobre a forma como nos relacionamos com a vida, com a comida, com o sentimento de estocar e guardar coisas... Com a sensação de que temos que correr para resolver tudo.

      Observe o tempo da natureza, o crescimento, o amadurecimento, o desabrochar... Tudo seu seu ritmo próprio... O tempo certo de acontecer!

      Ter tempo para si mesmo é realmente um luxo! Poucas pessoas percebem que diminuir o próprio ritmo, muitas vezes, é uma forma de auto-cuidado. Observar-se, estar atento aos sinais do corpo. Nada disso é possível quando ainda estamos "correndo". Neste momento, a busca pela simplicidade é um bom começo para encontrar novas fases em nossa vida.

      Outra coisa importante: o suco de clorofila é a primeira receita da Alimentação Viva. Portanto, se você já está germinando e se alimentando de vida... Não é necessário esperar 180 dias. Você já está praticando...

      Os sucos verdes oxidam em menos 30 minutos. Eles desmancham, ficam feios e sem vida. Vale muito mais à pena absorver os líquidos frescos e, portanto, preservando com o sumo vital e a força contida nas folhas verdes. Pratique quantas vezes seu coração pedir... Faça com prazer! Tem que gostar de fazer bem a si mesmo.

      A Alimentação Viva é altamente desintoxicante! É seu corpo re-conhecendo o milagre da vida e ativando seus núcleos internos de força e re-generação.

      Portanto, não é necessário "guardar", nem "esperar"...

      Esta tudo acontecendo neste momento que chamamos de presente!

      Boas mudanças para ti!

      Com muito carinho,

      Excluir
  6. Pode usar outra fruta no lugar das maças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A resposta para sua pergunta está no texto ao final da nossa postagem (veja em perguntas frequentes...).

      Porém, como esta é uma pergunta clássica, vou responder novamente, tá!
      (nunca pecamos por ser redundantes neste assunto)

      Só pode maçã no suco?

      Minha formação no Terrapia/ENSP/Fiocruz ensina as lições da Dr. Ann Wigmore, a Mãe do Alimento Vivo, cuja pesquisa referencia as maçãs como as únicas frutas com ph neutro. As únicas que não desestabilizam as moléculas de clorofila e fazem este suco esplêndido ir direto para sua corrente sanguínea. Além de serem doces!

      Isso significa dizer que tomar um suco de folhas com sementes germinadas, limão e laranja... significa apenas tomar um suco comum. Diferente, portanto, da força de um suco de clorofila estabilizada, que só possível com maçãs, legumes e raízes...

      Aí te digo! Além das maçãs, é possível também inserir legumes/raízes para acrescentar uma alegria neste suco.

      Exemplos: cenoura, abobrinha, abóbora, inhame, beterraba (pequenos pedaços)... são docíssimos!

      Huuummm, coloca um gengibre ou punhado de aromáticas! êita que delícia!

      Boa sorte na sua pesquisa!

      Excluir
  7. Quantos ml essa receita rende?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      A responda é depende.

      Não usamos água para fazer suco. Portanto, depende da quantidade/variedade de maçãs, folhas e sementes.

      Por que você não experimenta fazer e descobrir quantos ml rendem o seu suco?

      O meu cada dia dá uma quantidade diferente... Isso é comida viva!
      Não tem como prever exatamente o que vai acontecer... rs

      beijos e boa sorte

      Excluir
  8. Olá! Me tire uma duvida a semente de girassol depois de germinada tem que tirar a casca para bater no liquidificador ou pode bates com as cascas? Pode ser sementes compradas em lojas para animais ou em loja de produtos naturais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem dois tipos de sementes de girassol:

      Semente com casca: encontrada em lojas de alimentos para pássaros.

      Semente sem casca: encontrada em lojas de produtos naturais.

      Para fazer o suco, recomendamos o girassol com casca. Afinal, o suco será coado por meio de um coador de voal, ok?

      O resultado final é um sumo doce sem nenhum tipo de resíduos... Pode tentar aí na sua casa!

      Até!

      Excluir
  9. Olaaaa tenho uma dúvida c: os resíduos desse suco, tanto dos vegetais como das sementes podem ser resproveitados em algo? tenho feito com lentilha germinada.. queria sugestões porque jogo tudo o que fica no voador fora :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      A resposta é depende.

      Se os vegetais forem macios e as sementes macias (sem casca)... o resíduo será bem aproveitado.

      Se as sementes forem girassol com casca por exemplo e as folhas forem muito fibrosas, do tipo capim colonião ou folha de cana-de-açúcar... aí o resíduo não é mole, não. rsrsrs

      Aqui no blog tem receita com sobras de suco... Procure lá na caixinha de busca ou no índice de receitas: Barra de Cereais Germinados.

      Felicidades e sucessos com as criatividades nos reaproveitamentos!

      Excluir
  10. Boa tarde. Primeiramente preciso agradecer a contribuição para que nossos dias comecem mais nutritivos rsrs
    Gostaria de saber se é recomendado aguardar alguns minutos antes de tomar o desjejum ou se podemos fazer a refeição imendiatamente após ingerir o suco.
    Grata por dividir esse conhecimento conosco.

    Sinta-se abraçada ((( <3 )))
    Giselle Alano Feuser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giselle!!!

      Agradeço o carinho das palavras e o abraço gentil!

      A delícia do suco é ser tomado de manhãzinha, bem cedo.

      É interessante esperar, sim, uns 20 a 30 minutos para comer algo depois de beber o suco. Assim, você terá certeza de que não haverá dissolução das moléculas de clorofila, ok?

      beijinhos

      Excluir
  11. Pode colocar capim Colonião no suco de clorofila?

    ResponderExcluir
  12. Nossa você inspira qualquer pessoa a mudar de vida! Fiquei apaixonada pelas suas receitas. Parabéns!!! Continue dando frutos.Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Namastê Aline, ao tentar socar as maças com o pepino, aconteceu que o pepino se desintegrou quase todo. Ai bati o restante do pepino, tem algum problema?
    Grata pelo retorno.
    Sara

    ResponderExcluir

Olá!

Escreva aqui o seu comentário sobre a postagem.

Alimentação Viva: um outro estilo de viver

Afinal, o que é Alimentação Viva para você?  Para nós, não se trata de um hábito alimentar, muito menos de uma dieta. A Alimentação...

Jovens postagens

.

Desde maio de 2017, não publico mais no Blog Panelas de Capim! Criei um novo espaço virtual para compartilhar minhas melhores inspirações...

Deixo aqui este blog como espaço de memória e referência. Aqui mora um pequeno resumo dos muitos anos dedicados à pesquisa, onde usei (aliás, ainda uso) o meu próprio corpo como experimento.


O conteúdo deste blog é, portanto, ofertado a todos aqueles que desejam aprimorar-se nas práticas da Alimentação Viva e inspirar-se no estilo de vida ecológico.

Peço gentilmente que não utilizem as nossas publicações para fins comerciais. Só porque não vale à pena promover-se financeiramente às custas do esforço e criatividade alheios.

A Vida vem da Vida!

Com carinho,

Aline Chaves
A moça que planta nas panelas

Licença Creative Commons
Panelas de Capim de Aline Almeida Chaves está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://panelasdecapim.blogspot.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que tem dentro das Panelas de Capim?