Organização do tempo
Cada semana possui 7 dias e representa uma unidade do calendário lunar, que corresponde aos 29 dias e meio que a lua leva para completar seu ciclo de rotação em torno da Terra. A cada passo, uma posição diferente: nova, crescente, cheia e minguante.
Mudanças corporais
Durante cada fase lunar, Lua e Terra atraem-se mutuamente a partir da força gravitacional. Esta força na Terra é sentida mais sobre os líquidos do que os sólidos. A razão disso é simples: oceanos se movem muito mais facilmente do que montanhas.
Toda vez que ocorre a subida nas águas, sabemos que a lua atingiu o ponto mais alto do céu em relação a um determinado ponto da terra. Isso significa dizer que identificamos que a lua está onde a água é mais atraída, ao ponto de aumentar de volume e se acumular. Assim, formam-se as marés.
Somos compostos internamente por água e possuímos em comum uma força interna que a expande, retrai e muda de posição, no mesmo ritmo e tempo das marés apresentadas pelos rios, mares e oceanos.
Por que é bom cortar cabelo na lua crescente?
Quando a força do sol se combina à da lua, é percebida a mudança de intensidade nas marés, que são classificadas como marés vivas e marés mortas.
Desse modo, cortar o cabelo nestes períodos é menos danoso, pois não haverá perdas de nutrientes tão significativas.
Lua nas Mulheres
Os ciclos lunares também estão presentes na feminilidade e nos fetos. Mulheres possuem ciclos menstruais de 28 dias e engravidam após 9 meses e meio, que correspondem a 9 e ½ ciclos de 28 dias.
Influência nos vegetais
Os ciclos lunares estariam a indicar o melhor momento para plantar folhas ou raízes, fazer podas e colheitas.
Quanto mais cheia a lua, mais seiva corre pelo corpo da planta, o que indica bom momento para podar os galhos quando se quer ver a planta mais viçosa.
Lua crescente, para plantar ervas e verduras.
Lua crescente quase cheia, ótima para plantar frutos.
Quanto menos cheia a lua, menos seiva nas plantas...
Lua minguante, melhor para fazer podas de galhos;
Lua nova, ótima para plantar raízes.
Para saber mais, conheçam o livro:
Eneida Duarte Gaspar. O Organismo Humano e os ritmos da Natureza. Editora Pallas.
Excelente, Aline!!! Estou aprendendo muito com o teu blog. Amei esta postagem, Bom Demais. Bjs. Sueli.
ResponderExcluirOi Sueli!
ExcluirQue bom que gostou... De fato, há muita sabedoria do Universo dentro de todos nós!
beijos
amei amei amei tudo clea mãe do afonso
ResponderExcluirAmei a reportagem que li sobre VC, acho que na revista exame. Achei seu blog, vou distrinncha-lo todinho. Há muito tempo que venho falando desse novo conceito de vida e as pessoas não se importam.. Pra mim tudo isso faz enorme sentido. Mas é algo que parte de dentro pra fora, da consciência e da necessidade de cada um. Parabéns!!! Bjos.
ResponderExcluirAmei,,tudo muito bom
ResponderExcluirObrigada meu anjo por ensinar,beijos na alma.
ResponderExcluir