29 de jun de 2013

Empadão de grão de bico germinado com palmito!

Panelas de Capim

Este empadão é tudo de bom!!!!!

Ingredientes:

Farinha de mandioca desidratada (clique aqui e aprenda a fazer)
1 palmito pupunha fresco (opcional)
1 beringela descascada
1 tomate
1 cebola
manjericão
Azeite, limão e sal

Aprenda a descascar sementes de grão-de-bico germinadas:


Em uma bancada, coloque as sementes dentro de um coador de voal. Feche o tecido com as sementes dentro e arraste um vidro roliço por cima do pano até dar uma quebradinha em todas elas. Coloque as sementes dentro de uma bacia com água e comece a separar as cascas que começam a boiar. Esfregue com as duas mãos. Depois de bem soltas, comece a despejar as cascas para fora da bacia.
Sementes germinadas e descascadas à mão!!! Então, mãos à obra!


Massa: 

Bata o grão de bico germinado e descascado no liquidificador com a farinha de mandioca desidratada. A dica é colocar o grão de bico no fundo e a farinha por cima. Vai virar uma massa amarelinha. tempere à gosto com sal, azeite (pode colocar 1 dente de alho raladinho, se quiser). Estique a massa em um recipiente.

Leve a massa ao sol para desidratar! Se não tiver sol, serve o forno aberto do seu fogão, no mínimo. Lembrando sempre de colocar as mãos na travessa para sentir a temperatura (máximo 42º).



Recheio:
Faça uma mistura de sabores. Beringela descascada e amassada com as mãos no azeite, limão e sal... tomate, cebola ralada e manjericão. Tempere e cubra a massa quando esta já estiver sequinha! Se você tem acesso à feira orgânica, vale a pena um palmito pupunha neste recheio de empadão.

Atenção, escorra bem o recheio para não ter excesso de líquidos sobre a massa. Senão, ela perde a substância e amolece novamente, ok?

Bom Apetite!!!

Este empadão é dos Deuses!!!!!!!!!

2 comentários :

  1. Oi Aline, todo o recheio é cru, certo? Pergunto pq nunca comi beringela crua... mas se for, vou experimentar. Gratidão e um abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia!

      Sim, o empadão é receita com vegetais crus e sementes germinadas.

      A beringela crua é para ser comida descascada! Descasque e corte em pedaços pequenos. Coloque-a em uma tigela. Adicione sal, limão e azeite. Amasse os pedaços de beringela com as duas mãos. O nome disso é beringela marinada!

      Depois, você vai descobrindo novos sabores marinando jiló, maxixe, brócolis, couve manteiga picadinha...

      Suas mãos têm calor o suficiente para fazer a comida ficar mais saborosa...

      Experimenta, só!!!

      beijos

      Aline

      Excluir

Olá!

Escreva aqui o seu comentário sobre a postagem.

Alimentação Viva: um outro estilo de viver

Afinal, o que é Alimentação Viva para você?  Para nós, não se trata de um hábito alimentar, muito menos de uma dieta. A Alimentação...

Jovens postagens

.

O conteúdo deste blog é ofertado aos leitores que desejam aprimorar-se nas práticas da Alimentação Viva e inspirar-se no estilo de vida ecológico.

Agradeço de profundo coração os compartilhamentos que CO-LABORAM para divulgar este trabalho, citando as respectivas fontes e autoria!

Aqui mora um pequeno resumo dos muitos anos dedicados à pesquisa, onde uso o meu próprio corpo como experimento.

Peço gentilmente que não utilizem as nossas publicações para fins comerciais. Só porque não vale à pena promover-se financeiramente às custas do esforço e criatividade alheios.

A Vida vem da Vida!

Com carinho,

Aline Chaves
A moça que planta nas panelas

Licença Creative Commons
Panelas de Capim de Aline Almeida Chaves está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://panelasdecapim.blogspot.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que tem dentro das Panelas de Capim?