27 de jun. de 2014

Torta Viva: coração de palmito pupunha ao alho poró


Esta torta viva é divina!!!

Feita com o coração de um palmito pupunha aqui da nossa agrofloresta... A pupunha é uma palmeira amazônica, mas deu muito certo aqui na região de Silva Jardim (RJ), quente e úmida. Essa palmeira é muito interessante, pois você corta o palmito sem matar a planta que continua viva debaixo da terra perfilhando novos descendentes...

Luiz Nelson colhendo palmito pupunha na agrofloresta
Pouca gente aproveita o coração do palmito porque ele não é macio. Ainda mais quando comido cru. Todavia, nós inventamos uma tecnologia que torna isso possível! E é uma delícia... Ensinamos mais abaixo como fazer.

Antes disso, cabe reconhecer o coração de um palmito. É a base que sustenta o palmito, o centro da palmeira.


Como você vai encontrar palmito pupunha? 


Procure as experiências agroecológicas!!!!

Vá à  feira agroecológica mais próxima de você! Converse com os agricultores da sua cidade. Quem sabe rola de encomendar um palmitão fresco por lá!

Busque o endereço da articulação regional de agroecologia do seu Estado. Estes grupos organizados auxiliam a mapear as experiências agroecológicas que estão mais perto de você. Por exemplo, a Articulação de Agroecologia do Estado do Rio de Janeiro tem um link: onde encontrar produtos agroecológicos?

Visitem o site AGROECOLOGIA em REDE, o qual funciona como um banco de dados com experiências agroecológicas em todo Brasil: http://agroecologiaemrede.org.br/

Se por caso você tem ou conhece alguma experiência que não está cadastrada no site, então aproveite e cadastre-se.


E se não encontrar?

Troque o coração do palmito por 2 inhames médios que está tudo certo...

Quer aprender a fazer Tortas e Soufflets da Alimentação Viva?

https://www.panelasdecapim.com.br/apostilasvivas

Fica bonitona!!!


huuuuummmm com o Universo,


Aline Chaves
Pesquisadora dos Ciclos Alimentares e Alquimista de Vegetais Vivos

Um comentário :

  1. Que linda, amei. Acredito que o paladar está irresistível. Parabéns e muito sucesso a sua vida sempre. Abraços linda Aline.

    ResponderExcluir

Olá!

Escreva aqui o seu comentário sobre a postagem.

Alimentação Viva: um outro estilo de viver

Afinal, o que é Alimentação Viva para você?  Para nós, não se trata de um hábito alimentar, muito menos de uma dieta. A Alimentação...

Jovens postagens

.

Desde maio de 2017, não publico mais no Blog Panelas de Capim! Criei um novo espaço virtual para compartilhar minhas melhores inspirações...

Deixo aqui este blog como espaço de memória e referência. Aqui mora um pequeno resumo dos muitos anos dedicados à pesquisa, onde usei (aliás, ainda uso) o meu próprio corpo como experimento.


O conteúdo deste blog é, portanto, ofertado a todos aqueles que desejam aprimorar-se nas práticas da Alimentação Viva e inspirar-se no estilo de vida ecológico.

Peço gentilmente que não utilizem as nossas publicações para fins comerciais. Só porque não vale à pena promover-se financeiramente às custas do esforço e criatividade alheios.

A Vida vem da Vida!

Com carinho,

Aline Chaves
A moça que planta nas panelas

Licença Creative Commons
Panelas de Capim de Aline Almeida Chaves está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://panelasdecapim.blogspot.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que tem dentro das Panelas de Capim?