15 de jun. de 2013

Ricotas Vivas e veganas... feitas com sementes germinadas


Orgulhosamente, tiramos leite da terra quando tomamos nosso suco de clorofila!

E melhor ainda, fazemos queijos de sementes, a partir da fermentação de cereais germinados (rejuvelac). Aprenda a fazer o seu rejuvelac aqui.

Ricotas de amendoim germinado, de girassol sem casca, de amêndoas, de nozes e de gergelim germinados. São maravilhosas!!!

Como fazer queijos e ricotas vegetais?

https://www.panelasdecapim.com.br/apostilasvivas


 

Quando você desidrata a ricota de sementes germinadas, ela fica com mais cara e sabor da memória afetiva!!!



Quer mais? 
Então, cadastre-se para participar das nossas atividades!
 http://form.jotformz.com/form/50863841502655 

12 comentários :

  1. Adorei o seu blog, super direto, com humor, real!
    Informações cruciais e selecionadas - receitas ideais, nada de exageros e ainda estou curiando, pra ver sobre essas questões ecologicas, a grama e tals... POESIA LINDEA MESMO!!! COntinue, por favor - me ajudou muito.... TO procurando agora o tal do queijo de GERGILIM E AIPIM! indicado pela blog vegana,com,br

    AH, e com certeza vou fazer uma doação... vc me inspirou tqnto, tto, que vc não imagina... Estou começando a acordar pra essas questões da ecologia mais atuante. Obrigado. nos falaremos com certeza,,, meu email é yuricastello@hotmail.com No momento estou buscando questoes de cura mas vou me dedicar ao estilo de vida ecologico, das formas que surgirem.rs.m bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveitando... Eu coloquei meu 1 queijo de gergilim numa redinha fina que tenho, e to deixando dentro de uma tigela aberta e em cima de uma peneira dura... precisa ficar suspenso dessa forma como fazem, no ovoal? E a agua que sai do queijo, é aproveitável???

      Uma coisa que me intriga muito --- desde que comecei a alimentação viva aqui em casa, temnho visto o tanto de bagaço de frutas e sementes que sobram, principalmente nos SUCOS pela manha.... Vc sabe como reaproveitar? ou reciclar com terra, usar em outras receitas... acho um sacrilegio com a mae natureza..RSRs as fezes aderem melhor à terra.rs

      Excluir
    2. Desculpe o exessso mas : é necessario BOTAR SAL NO Queijo? Vi que muitos botam probioticos como o rejuvelec - é bom ou n é necessario usa-los? JA FEZ QUEIJO DE ALPISTE - o leite é delicioso e super super saudavel..... acho q pode dar certo! q acha?? Agrdeço sua resposta.... Obrigado! Estarei acopanhando e vou divulgar seu trabalho por aqui. adorei as escritas de argila.

      Excluir
    3. Olá Yuri!!!!!!!!

      Adorei seus comentários... São ótimos indicadores de que você está praticando mesmo. Isso é maravilhoso! Precisa da força de vontade, dedicação, entusiasmo e disciplina.

      Grata também pelas considerações sobre este trabalho!!!! Fiquei muito feliz.

      Sobre as dúvidas dos queijos de sementes:

      Gergelim e aipim: bater o aipim cru em pedacinhos pequenos com as sementes de gergelim germinadas (bem no início do processo de germinação, pois quando elas crescem mais um pouco começam a ficar tóxicas: atenção para isso). Bater com rejulevac, depois deixar pendurado no voal por 8 horas.

      Tem algumas combinações ótimas de fermentação de raízes com sementes germinadas para fazer as ricotas: girassol sem casca germinado com batata doce; grão de bico germinado com aipim... Fica tudo uma delícia! Experimente e tente novas combinações. A onda é ser criativo!!!

      Sal no queijo de sementes: não use sal neste processo de fermentação, pois o sal faz apodrecer. O sal entra em cena quando o queijinho já está pronto e a fermentação obteve sucesso. O tempero, além do sal, conta com azeite, limão, ervas frescas... Tudo que faz a comida ficar gostosa.

      Queijo de alpiste: sim, já fiz queijo de alpiste, rs. Aliás, adoro as sementes de pássaros... rsrsrs A dica é fazer o leite de alpiste germinado. Bater com água. Coar no voal e depois bater o leite já coado com inhame em pedacinhos e rejuvelac. Pendura no voal por 8 horas... parece cream chease!!! Um luxo!!

      precisa pendurar o queijo de sementes no voal? A finalidade de pendurar é retirar o excesso de líquido e deixar sorar... Os líquidos do gergelim, lentilha, grão de bico e girassol tem um gosto horrível!! Enquanto isso, o líquido que escorre do amendoim e da amêndoa vira iogurte vivo. Ótimo para bater com frutas.

      Bagaço de frutas e sementes que sobram: depende que bagaço é esse. Se forem sementes com casca dura como girassol com casca, alpiste, painço... não vale a pena este excesso de fibra. Se forem sementes como grão de bico, amendoim... vale a pena esticar em uma peneira e levar ao sol para fazer farinhas de sementes!

      O bagaço das frutas é a mesma coisa, tem que avaliar se vale a pena utilizar o excesso de fibras... Só vivendo para saber!!!

      Muita PAZ no seu caminho,

      com alegria e fé!!!

      Aline

      Excluir
  2. Bom dia, primeiramente gostaria de agradecer por disponibilizar tanta informação útil e de forma tão agradável. Parabéns!
    Segundo eu queria gritar por SOCORRO hauhuahaaua tentei fazer a ricota de amendoim, com limão, pois ainda estou prestando vestibular para o crudivorismo rsrs, porém, minutos depois deu a colocar no voal ele já foi escurecendo e hoje de manhã está com a aparência estranha, está meio marrom, bastante na verdade. Seria isso normal da fermentação? Posso comer mesmo assim?
    Estou torcendo para vc ver essa mensagem logo, pq tô sem saber o que fazer com o queijo no voal huahua,.

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Voce germinou e descascou estas sementes de amendoim?

    Costumo tratar a fermentaçao de sementes germinadas como uma pos-graduaçao.

    Antes, faz-se necessaria muita intimidade com as sementes, ficar esperta para o ritmo e o tempo da germinaçao... o tamanho ideal do narizinho para consumo, por exemplo.

    Exercite o dialogo entre seu corpo e seus alimentos. Nossos sentidos auxiliam no aprendizado: cheira mal, aspecto horroso... sinal de que algo deu errado.

    O amendoim germinado que cresceu demais, fica toxico.

    Da uma olhada na postagem sobre germinaçao de sementes no ar e veja se esta tudo certo, ok?

    Beijos e boa sorte na sua pesquisa.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Aline, obrigada pela resposta. (sou eu a Yes cosmetics, tava com um perfil antigo.)
    Eu resolvi jogar fora rs. Ficou bem estranho hauahahauhau.
    Aprendi a germinar aqui no seu blog, obrigada pela informação.
    Pois é, vou tentar de novo depois com outro grão e te conto se der certo!
    Boa noite.

    ResponderExcluir
  5. como aproveitar as sementes, do rejuvelac!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Ao término do rejuvelac, as sementes de trigo podem ser utilizadas em sopas, saladas, molhos e na preparação de iogurtes, quando misturados e liquidificados com frutas.

      Até!

      Excluir
  6. Oi Aline, é possível utilizar kefir de água no lugar do rejuvelac para fermentar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo!

      Eu, pessoalmente, não uso kefir. Portanto, nunca fiz rejuvelac com ele.

      Todavia, pensando no que me diz... vejo que não haveria necessidade, uma vez que o processo de fermentação ocorrerá de forma natural, a partir da força vegetal das sementes germinadas.

      Nesse caso, diante do que você propõe, seria mais conveniente utilizar a água do kefir substituir o rejuvelac em receitas.

      No entanto, repito, esta não é a minha prática.

      O kefir é um fungo, portanto, a força vital utilizada aqui é uma outra história... ok?

      Felicidades e Paz!

      Excluir
  7. Aline linda, como sempre amo suas receitas, blog e seu modo de viver! uma inspiração! pensei em bater inhame com rejuvelac e deixar no voal fermentando, será que fica bom? e a água que escorre dá pra encarrar como se fosse um iogurte? Muitoooo obrigada!!!

    ResponderExcluir

Olá!

Escreva aqui o seu comentário sobre a postagem.

Alimentação Viva: um outro estilo de viver

Afinal, o que é Alimentação Viva para você?  Para nós, não se trata de um hábito alimentar, muito menos de uma dieta. A Alimentação...

Jovens postagens

.

Desde maio de 2017, não publico mais no Blog Panelas de Capim! Criei um novo espaço virtual para compartilhar minhas melhores inspirações...

Deixo aqui este blog como espaço de memória e referência. Aqui mora um pequeno resumo dos muitos anos dedicados à pesquisa, onde usei (aliás, ainda uso) o meu próprio corpo como experimento.


O conteúdo deste blog é, portanto, ofertado a todos aqueles que desejam aprimorar-se nas práticas da Alimentação Viva e inspirar-se no estilo de vida ecológico.

Peço gentilmente que não utilizem as nossas publicações para fins comerciais. Só porque não vale à pena promover-se financeiramente às custas do esforço e criatividade alheios.

A Vida vem da Vida!

Com carinho,

Aline Chaves
A moça que planta nas panelas

Licença Creative Commons
Panelas de Capim de Aline Almeida Chaves está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://panelasdecapim.blogspot.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que tem dentro das Panelas de Capim?