20 de mai de 2016

Tomates recheados ao creme de amendoim germinado

Esta postagem fala sobre Harmonia! Sim, culinária que se preza entende disso.

Aí, você arruma daqui e equilibra dali. 
De modo que um lado imita o outro, como se fosse um espelho.


A harmonização exige um certo silêncio. Um roteiro intuitivo celebrado por "um certo alguém" que permitiu ser criativo, ao realizar uma função corriqueira de um jeito completamente diferente.

Isso mesmo! Você poderia misturar tudo em um pote... O tomate, o creme de amendoim, os brotos, as flores de maria gomes, as pétalas de malvavisco, a cenoura fatiada em diagonal, a cebola rôxa em rodelinhas. Transformar-se-ia em mistureba deliciosa... É verdade! 

Todavia, você preferiu exercer o dom da harmonização. Organizar os ingredientes e dar beleza à história, quando for do seu agrado. 

Porque beleza põe a mesa, sim, senhoras e senhores!


E foi, assim, que nasceram os tomates recheados. Com carinho, amor e afeição, de quem tinha tempo para fazer comida devagarzinho... e se aproveitar desse momento único para:

- organizar a comida do lado de fora...
- organizar a pessoa do lado de dentro...

 

Ingredientes:


2 tomates frescos
1 xícara de amendoim germinado no ar (para aprender a germinar, clique aqui)
1 inhame médio descascado e picado em quadradinhos
1 pedacinho de gengibre
orégano à gosto
sal
azeite

Modo de fazer:


O tempero deve ser feito separado. Porque tempero tem a ver com tempo... O tempo de curtir os aromas e paladares para promover uma sinergia incrível. 

O gengibre é cortado em quadradinhos bem pequenos. Assim, dá mais sabor e um charme sensacional ao creme branco bonito. Junte tudo em um potinho de misturas: o azeite, o sal, os quadradinhos de gengibre e o orégano. Deixe estar! Agora, vá fazer o restante da receita. 

Para fazer o creme que servirá como recheio, bata o amendoim e os pedaços de inhames descascados no liquidificador. Não use água! Utilize um pepino ou cenoura como se fosse um socador. O objetivo é auxiliar o liquidificador com um movimento que auxilie a hélice girar... Vá socando os ingredientes dentro do liquidificador ligado até que a mistura se transforme em um creme bem homogêneo.

Com os creme às mãos, junte o tempero.

Corte os tomates ao meio. Retire a polpa e as sementes, cuidadosamente com o auxílio de uma colher. Alimente os tomates com o creme.

HARMONIZE:
Você, os tomates e o prato onde eles serão apresentados.

Se quiser descobrir flores comestíveis para de-coração, aperta o link aqui embaixo:

Senão tiver acesso às flores, então, brinca de cortar legumes coloridos em formatos diferentes.

Vá lá fazer sucesso com a família! rs


Um beijo colorido de girassol,

Aline Chaves
Pesquisadora do Ciclos Alimentares e Alquimista de Vegetais Vivos

Perguntas freqüentes:

1. Por que descascamos algumas sementes germinadas antes de comer?


A casca possui a função de proteger as sementes até que elas germinem. 

Após a germinação das sementes, as cascas perdem a função protetiva e tornam-se um acúmulo de celulose desnecessário ao nosso organismo, que poderá muito bem gastar energia fazendo outras coisas ao invés de digerir esse monte de entulho, não é mesmo?

Joga na compostagem para auxiliar as plantas a crescer!

2. Como descascar amendoim germinado de um jeito mais rápido?

Amendoim

Coloque as sementes em um coador de voal. Estique o coador com as sementes sobre a bancada da pia. Esfregue com um vidro sobre as sementes que estão dentro do coador. O objetivo é quebrar as sementes, não o vidro. 

Encha uma bacia com água. Esfregue bem com as suas duas mãos. Até as cascas começarem a soltar, pouco a pouco. Observe que as cascas soltam com facilidade. 

Para separar as cascas e as sementes, a bacia deve estar cheia de água. Coloque uma peneira em cima de outra bacia para evitar desperdício de água. Agora, aos poucos vá despejando água da bacia com sementes na peneira da bacia vazia. As cascas vão e as sementes ficam. Jogue a água de volta na bacia com sementes e repita o processo até as sementes ficarem limpas. Não é necessário descascar 100% dos amendoins... É só para retirar o excesso de pele!!!!

Quando estiver no ponto, o seu coração vai te dizer, ok?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá!

Escreva aqui o seu comentário sobre a postagem.

Alimentação Viva: um outro estilo de viver

Afinal, o que é Alimentação Viva para você?  Para nós, não se trata de um hábito alimentar, muito menos de uma dieta. A Alimentação...

Jovens postagens

.

O conteúdo deste blog é ofertado aos leitores que desejam aprimorar-se nas práticas da Alimentação Viva e inspirar-se no estilo de vida ecológico.

Agradeço de profundo coração os compartilhamentos que CO-LABORAM para divulgar este trabalho, citando as respectivas fontes e autoria!

Aqui mora um pequeno resumo dos muitos anos dedicados à pesquisa, onde uso o meu próprio corpo como experimento.

Peço gentilmente que não utilizem as nossas publicações para fins comerciais. Só porque não vale à pena promover-se financeiramente às custas do esforço e criatividade alheios.

A Vida vem da Vida!

Com carinho,

Aline Chaves
A moça que planta nas panelas

Licença Creative Commons
Panelas de Capim de Aline Almeida Chaves está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://panelasdecapim.blogspot.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que tem dentro das Panelas de Capim?