5 de out de 2013

Abrindo as portas para a Vida Simples...

Panelas de Capim divulga o estilo de vida agroecológico e o propósito para uma vida simples.

O que é Vida Simples?

Tudo depende do ângulo de quem observa... Pensamos na simplicidade como um estado natural de ser humano. Isso significa andar a pé, comer fruta do pé e achar que não precisa de muitas coisas para viver bem e em paz. Quer ver só?

Conte nos dedos quantas vezes você precisa fazer compras em 1 mês...

Precisou contar nos dedos dos pés, também? Se você ainda precisa de objetos, cuja falta não será percebida em 2 semanas, não compreendeu a vida simples de que estamos falando!
"Meu coração nada deseja... Ele é. 
Os corações que desejam nada mais fazem do que existir. 
O que tenho não é o que possuo, pois desde sempre é uma parte do meu ser." 
(O Caminho dos Essênios, p. 267)

A incompletude é uma sensação criada pela ilusão da dualidade. Enquanto nossa consciência não compreender que somos UM com tudo que existe... haverão muitas necessidades insatisfeitas, criadas pela percepção de que Eu sou algo externo à Natureza. 

Enquanto vivermos a dualidade, acreditaremos nos limites de dependências; posse; insatisfação; solidão, bem como necessidades de acúmulos em materialismos desnecessários à vida plena.

Propomos o estilo de vida agroecológico com a alimentação viva como um caminho para viver a simplicidade em Unidade com a Vida. 


Compreendemos que o viver simples está em saber conduzir na realidade cotidiana a arte de trabalhar, criar, cantar, produzir, movimentar o corpo, manter sintonia com a beleza da vida.

Quando dedicados à produção de vida agroecológica, à alegria de criar e desenvolver habilidades culinárias, físicas, artísticas, com muito estado de presença, nos conectamos e transformamos nossos propósitos de vida em uma atuação harmônica com os reinos da natureza.

A vida plena é aquela vivida em simplicidade, com a liberta sensação de pertencimento ao Todo, em profunda identidade com a matriz da vida.

Com a alimentação viva, por exemplo, valorizamos a vida nos vegetais (sementes, legumes, frutas, raízes, verduras). Somos inspirados a plantar nossos próprios alimentos, ainda que a produção seja dentro de casa (sementes germinadas e brotos). Eliminamos, assim, o consumo de produtos sintéticos, alimentos industrializados, embalados, conservantes e aditivos químicos. Por via de consequência, eliminamos doenças e perturbações psíquicas. 

Com relação às colheitas resultantes de processos agroecológicos (jardins comestíveis, hortas, sistemas agroflorestais) é importante valorizar aquilo que produzimos ou que temos acesso para consumo direto, especialmente desenvolvendo pesquisas sobre a utilização doméstica da agrobiodiversidade local.


Afinal, independente da realidade (urbana ou rural), uma alimentação saudável gera uma vida mais saudável, além de uma consciência pacífica e um corpo mais forte e suscetível à ação terapêutica das ervas medicinais, argila, chás, banhos e escaldas pés.

Do que será que você realmente precisa, agora?


De repente, nos damos conta de que é possível ter bem-estar sem alimentar o combustível de indústrias e comércios que destroem a vida e fomentam a morte, a desilusão, o apego. 

Imagina se todos se dessem conta de que não é necessário enriquecer a Coca-Cola, as farmácias, as boutiques, as padarias, os bares e as igrejas? 

Acreditamos que podemos transformar nosso ambiente pela metodologia do possível: fazer tudo que dá com aquilo que tem, aqui e agora. Isso significa que existe vida além dos shoppings!!! 

Há um mundo a ser re-descoberto... ele vai além dos verticalismos em cimentos, que chamamos de prédios; do universo paralelo da ilusão multimídia, que chamamos de televisão; e dos armários de comida velha estocada, que chamamos dispensa!!

Há coisas que não se compram, não se vendem...

Uma delas é se DESENCAIXOTAR e sentir o AR LIVRE, a energia da vida, grande alento essencial à continuidade das espécies vivas, que passa por dentro de você e interliga toda criação em um único sopro sagrado de União. Tudo de graça!!!

Brincando com o pé de Coité!
Quer ver só como é bom? Experimente olhar para o céu de vez em quando ou andar na chuva para ver o ipê amarelo que floriu na primavera. Plantar e esperar a terra engravidar para gerar um novo ser, com sua singela contribuição.

O mais interessante é que as práticas que realmente nos revitalizam estão à disposição na natureza. Não é preciso recorrer a especialistas, nem ter muito dinheiro...

Vá fazer meditação, andar descalço, comer alimentos vivos, fazer desjejum com suco de clorofila, dançar, cantar, exercer uma atividade que te dê alegria. Experimente praticar exercícios físicos e trabalhar ao ar livre! 

Não tem desculpa se você não tem espaço em casa... Procure grupos organizados perto da sua cidade e vá fazer um mutirão agroflorestal para ver como é bom plantar na terra grande... rs

Simplicidade é PAZ no coração e SAÚDE no corpo são...

"Conhece esta paz na tua mente
Deseja esta paz no seu coração
Realiza esta paz com teu corpo."

Extraído da oração à Mãe Terrena, O Evangelho Essênio da PAZ

7 comentários :

  1. ain, que vida linda...

    isso é que eu chamo de conto de fadas.
    inda encontro meu caminho, to aprendendo contigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve suas palavras, Juliana Aline!

      Estamos todos na mesma caminhada...

      beijos

      Excluir
  2. Aline tu és uma inspiração para mim, gratidão por compartilhar toda esta sabedoria. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que tocou seu coração!!!

    Fique com a PAZ Abundante!

    ResponderExcluir
  4. Amei, e eu achando que estava no caminho da vida simples hehehe, tenho muito para aprender e mudar. Obrigada por inspirar tanto a gente!

    ResponderExcluir
  5. Que bom encontrar pessoas como você pelo mundo... :) Amor, Sensibilidade, Intuição, Paz, Luz, Respeito, Sintonia, Conexão...Vibrações positivas!!!!! :)

    ResponderExcluir
  6. Me sentindo muito inspirada lendo seu blog. Que trabalho maravilhoso! Gratidão!

    ResponderExcluir

Olá!

Escreva aqui o seu comentário sobre a postagem.

Alimentação Viva: um outro estilo de viver

Afinal, o que é Alimentação Viva para você?  Para nós, não se trata de um hábito alimentar, muito menos de uma dieta. A Alimentação...

Jovens postagens

.

O conteúdo deste blog é ofertado aos leitores que desejam aprimorar-se nas práticas da Alimentação Viva e inspirar-se no estilo de vida ecológico.

Agradeço de profundo coração os compartilhamentos que CO-LABORAM para divulgar este trabalho, citando as respectivas fontes e autoria!

Aqui mora um pequeno resumo dos muitos anos dedicados à pesquisa, onde uso o meu próprio corpo como experimento.

Peço gentilmente que não utilizem as nossas publicações para fins comerciais. Só porque não vale à pena promover-se financeiramente às custas do esforço e criatividade alheios.

A Vida vem da Vida!

Com carinho,

Aline Chaves
A moça que planta nas panelas

Licença Creative Commons
Panelas de Capim de Aline Almeida Chaves está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://panelasdecapim.blogspot.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que tem dentro das Panelas de Capim?