Já reparou que os produtos de limpeza produzidos de forma sintética possuem uma enorme lista de recomendações? Será que isso tem alguma razão especial?
A resposta inicial é que a indústria química está faturando uma grana preta, uma enorme quantidade de resíduos tóxicos está sendo lançada no seu corpo, na sua casa e no corpo da sua Mãe-Terra... e sua casa não está mais limpa por causa disso!!! Pelo contrário, seu lixo está com um passivo ambiental enorme de embalagens descartáveis. Concorda?
Então, basta de guerra biológica!!! Como diz Sônia Hirsh:
a Saúde é subversiva,
pois não dá lucro a ninguém.
Vamos refletir práticas do cotidiano, sob o aspecto das toxinas que podem ser evitadas na sua vida...
As recomendações nos “produtos de limpeza pesada” são escritas com letras minúsculas e, na maioria das vezes, dizem respeito aos riscos e danos que tais produtos podem provocar à saúde. Então, vejamos que nossos produtos de uso doméstico - aqueles disponíveis para comércio em cada esquina - são altamente agressivos, cujos efeitos tóxicos, em alguns casos cancerígenos, podem produzir problemas reprodutivos, esterilidade e até mesmo a morte.
Estudos compararam 800 mulheres que, em sua maioria, usam produtos de limpeza e purificadores de ar e observaram que estas dobraram o risco de desenvolver câncer de mama quando comparadas àquelas que faziam baixo uso de tais produtos.
Sabe o que significa Água Sanitária, ou melhor, Água Solitária?
Possivelmente um dos produtos mais utilizados na limpeza de banheiros e em lavanderia.
Riscos de saúde: a mistura de água sanitária e amônia pode causar uma fumaça tão forte que pode levar ao colapso dos pulmões. Se entrar em contato com a pele, a água sanitária pode queimar. Se misturada com sabão, pode criar “gás de mostarda” , o mesmo que foi usado durante a primeira Guerra Mundial para matar inimigos. A água sanitária misturada com qualquer substância orgânica pode gerar clorofórmio, uma substância cancerígina. Isso pode acontecer durante uma ação simples, como quando alguém limpa o balcão da cozinha. Para saber mais, visitem:
Agora, vamos às mudanças!!!!
Casa de Sabão Gente Boa! LAVANDA-E-RIA |
Receitas da Casa de Sabão Gente Boa
Produção doméstica de limpeza responsável
Sabão de côco líquido
2 litros de água
1 sabão de côco ralado
1 colher de óleo de rícino
1 colher de açúcar
- Ferver e engarrafar.
Desinfetante de limão
Separar as cascas do limão utilizadas na culinária.
Guardar em um recipiente fechado e com água. (máximo 3 dias). Quando o pote com os limões estiver bem cheio, bater tudo no liquidificador. Para facilitar a batida, utilize a própria água em que os limões ficaram de molho. Se precisar, coloque mais um pouquinho de água.
Coar em um voal. Espremer o líquido, engarrafar, fechar e deixar fermentar 8 horas. Após este período, colocar 2 tampinhas de álcool (a função do álcool é não deixar o limão oxidar).
Amaciante de roupas
5 litros de água
4 colheres de glicerina
1 sabão ralado
2 colheres de leite de rosas
Ferver o sabão em 1 l água. Depois, adicionar 4 l água fria + glicerina + leite de rosas.
Água de cinzas (efeitos clareadores com a mesma finalidade da água sanitária)
1 parte de cinza
3 partes de água
Deixar de molho por 2 dias. Mexer bem 1 vez ao dia, durante este período. Coar a cinza em um tecido e armazenar.
Desinfetante de citronela
1 l álcool
4 litro de água
1 sabão de côco
Folhas de citronela
Deixar as folhas no álcool por 2 dias. Ferver 1 l água com o sabão até dissolver. Juntar o restante da água e a essência da citronela e engarrafar.
Lava-Roupas
3 litros de água
1 sabão de côco
3 colheres de bicarbonato
Óleo essencial de limão (10 gotas)
Rale o sabão e espalhe em 1 l água fervente junto com 3 colheres de bicarbonato de sódio e essência de limão. Deixar descansar por uma hora. Acrescente 1 l água morna + 1 l água fria e agite bem.
Boa Sorte e Boa Vida!!!
Seja Feliz e faça o mesmo com o microcosmos que mora em você!
Para conhecer as nossas preciosas dicas de Higiene corporal, clique AQUI.
Olá, gostaria de saber sobre shampoo. Vcs fazem??
ResponderExcluirPode dar receita??
Qdo estive na ecovila arca verde, usei um shampoo caseiro, muito bom. Não consegui a receita com eles pq dão o curso (ainda não ude fazer).
Tentei fazer, assim msm, em casa e estou usando, mas ainda está faltando algo.
Estou fazendo com sabão de côco + babosa. Às vezes coloco um poiuco de leite.
Gostaria de saber a experiencia de vcs.
Agradeço desde já.
Paz e Luz
Anna Seixas (acssxss@gmail.com)
Oi Anna!
ExcluirJá fiz diversas experiências com shampoo... rsrs Usar o sumo de limão (para cabelos normais). Usar sumo de pepino ralado e espremido no voal (adstringente para cabelos oleosos).
Mas, meu cabelo é oleoso e muito exigente! Reprovou a maioria... Atualmente, lavo os cabelos com a mistura de 1 copo de água para 1 colher de bicarbonato de sódio. Está dando certo!
Experimente sentir o que é melhor no seu ecossistema!
ola seres trans.mutantes ;;
Excluiralegria ver tanta boa iniciativa..
Tenho lavado o cabelo com cha de jua, cravo e canela... (sao os power antissepticos e antisebos) e tbm coloco alguma erva, dependendo do astral do dia. camomila, alecrim, lavanda ou erva doce...
da pra juntar com um pouco de limao;
ajuda muito se escovar o cabelo antes de lavar.. e esfregar bem.
o banho essencial para recuperar consciencia!
bom flores.ser a todas!
Muito bom seu blog,sou frugivora e vegana e me interesso muito por alternativas naturais de viver. usando recursos naturais e ficando longe de ingredientes quimicos
ResponderExcluirparabens
Grata querida!!!!
ExcluirFelicidades para ti... que escolheu viver em paz com a vida!!!
muito 10 Amamos as receitas,parabens,continue assim
ResponderExcluirQue bom que gostaram! Apreciem sem moderação...
ResponderExcluirAs receitas são todas feitas à base de água e sabão de coco!
Divirtam-se!!!
Grata Aline pela generosidade de seu conhecimento, sua coragem me encoraja e me ajuda a não me sentir um peixe fora dágua nesta empreitada de viver com sustentabilidade. Abraço Fraterno. Namaste
ResponderExcluirOi Ana!
ExcluirSomos todas uma corajosas...
Cheias de força de vontade e com o coração pulsando de tanto Amor!!!
Porque a palavra COR-AGEM, quer dizer agir com coração,
Agradecida pelo carinho!
um beijo
Olá linda! Adoro seu ensinamentos e atitude perante a vida. Gosto de pessoas que ajudam a fazer a diferença no mundo e você é uma delas.Bjos
ResponderExcluirGratidão querida!
ExcluirMuita Paz no seu coração...
beijos
Fiquei com a impressão que usou-se uma garrafa pet para armazenar o desinfetante de limão. Cuidado com o uso de garrafas PET com frutas que extraem muito bem o trióxido de antimônio encontrado no PET que é um catalizador usado na fabricação do PET. Não é nada saudável. Discuti isso e outras coisas num artigo chamado "o princípio antitóxico" no Blog Vitória Sustentável. Tenho que relatei nesse artigo informações que não encontrei nas comunidades crudivoristas e de alimentação viva mas vai muito no sentido de preparar seus produtos de limpeza também! A saúde não é só comida. Tem muitos produtos tóxicos por aí!
ResponderExcluirOlá Emmanuel! Tudo bom?
ExcluirParabéns pela sua pesquisa e dedicação. Agradecemos imensamente a sua participação e observações muito precisas...
Sim, como praticantes da alimentação viva, consideramos que nos alimentamos com o corpo todo!!!! Não apenas pela boca.
Então, só para te esclarecer:
NÃO, nós não usamos garrafa pet para armazenar nosso desinfetante de limão...
A nossa foto é bem clara: é uma garrafa de vidro pequena, daquelas onde são vendidos extratos de sucos! Isso posso te garantir.
Honestamente, não gosto de plásticos para armazenar NADA!
Pode deixar que os desinfetantes de limão estão bem guardados. Eu consigo estes vidros com a vizinhança...
Mais uma vez agradecemos sua colaboração,
Fique com a paz e tudo de bom para você!
Olá Aline, adoro seu blog e pesquiso bastante aqui.
ResponderExcluirFiquei muito assustada com essa informação sobre água sanitária
Gostaria de saber o que você usa no lugar da água sanitária para higienizar as folhas e frutas (matar bastérias, salmonelas, etc)
obrigada e ~bons ventos~
Olá querida!!!
ExcluirEsse papo de higienização e esterilização dos alimentos com água sanitária é obra do movimento higienista, que acreditava que nós devíamos nos "defender" dos microorganismos vivos!
A visão do mundo como um sistema vivo permite conceber que, em um planeta onde reina a biodiversidade, não conseguimos viver separados de microorganismos vivos.
No nosso corpo há mais deles do que células (mais de 100 trilhões). Desse modo, nosso aprendizado é a convivência com estes seres, podem ser benéficos ou nocivos... de acordo com o estado de acidez do nosso organismo. Quanto mais ácidos estamos, mais atraímos microrganismos nocivos, tendo em vista nossa desorganização interior.
A ingestão de cada vez mais alimentos vivos (com enzimas vivas) cria um ecossistema alcalino propício apenas à recepção das bactérias do bem. Isso significa que em ambiente organizado coisa ruim não se manifesta, nem faz festa!!!
Bem, conversas à parte...
Eu já vi pessoas lavando seus vegetais com sumo de limão fresco.
Deixar um tempo de molho em carvão vegetal também é interessante, pois o carvão possui propriedades adsorventes magníficas.
Pessoalmente, Lavo meus vegetais apenas com água corrente e uma escovinha que funciona como esfregão.
Boas escolhas para você!
Obrigada pelas dicas, adorei!!!
ExcluirGratidão!
ResponderExcluirJá tinha lido algo sobre a toxidade dos produtos de limpeza, mas nunca me aprofundei no assunto. Assustador tais informações.
As vezes costumo utilizar óleos essenciais na limpeza, mas são caros, também não sei se existe alguma restrição de uso, saberia dizer?
Agora vou testar suas dicas. Curti muito a ideia do limão, consumo diariamente ao acordar e as cascas iam para lixo, morrendo de dó. Agora ela já tem destino certo.
Quanto ao uso do sabão de coco. Tenho certa restrição com Lauril-sulfato de sódio, sabe me informar se a soda utilizada na fabricação do sabão é o mesmo composto químico? Por que o Lauril-sulfato de sódio também é um produto tóxico. Dúvidas....
Seu blog é inspiração...Obrigada
Olá Noemi!
ExcluirNão tenho informações sobre os processos de fabricação do sabão de côco. Apenas sei que, de todos os outros, ele é o menos agressivo ao corpo e ao ambiente.
Grata pela participação!!!
Boa pesquisa para você!
Fui pesquisar....ao que tudo indica tem fórmula química diferente
ResponderExcluirSoda caustica - NaOH
Lauril - CH3(CH2)10CH2(OCH2CH2)nOSO3Na
Fonte: http://www.scsquimico.com.br/lauril.php
Resta ler rótulos e comprar sabão de coco de boa procedência e qualidade.
Gratidão.
Olá Aline!
ResponderExcluirGostaria de agradecer por nos permitir que teus conhecimentos cheguem até nós!
A minha pergunta é: quanto tempo dura aproximadamente o desinfetante de limão?
E, se eu deixar os limões na água, ao invés de três, quatro dias, por exemplo (supondo que esqueci), tem problema?
Agradeço de coração!
Oi querida!
ExcluirEsquecer os limões na água não tem problema... Por que acelera o processo de fermentação e o desinfetante fica ainda mais cremoso.
A questão é que se não bater a mistura no liquidificador e adicionar o álcool... a fermentação alcança um processo mais avançado e apodrece.
A mistura liquidificada com álcool durante mais de 1 mês.
beijos
Ah, esqueci de falar outra coisa... Por algum motivo específico você não usa vinagre em suas receitas? Dizem que ele é ótimo para limpar a casa...
ResponderExcluirObrigada!
Oi Daiana!
ExcluirTudo bom?
Eu uso ele in natura.
Aplico diretamente na limpeza do vaso sanitário.
Limpo as prateleiras do armário para evitar cheiro de mofo.
Dizem também que é ótimo quando usado como amaciante de roupas...
beijos
Muito obrigada pelas respostas!
ExcluirQue seja sempre iluminada para continuar transmitindo teus conhecimentos e sendo nossa inspiração!!
Um grande abraço
Olá Aline.. estou amando seu blog. E anotei todas as receitinhas desses produtos. Gostaria de saber se o álcool usado nas receitas é o álcool de cereias ou o alcool comum? Beijos
ResponderExcluirOi, Rebeca!
ExcluirÉ álcool comum...
Boa sorte nas receititas!
Nossa estou maravilhado aqui, me encantei com as dicas, parabéns Aline continue assim, concerteza a natureza agradece por práticas ecológicas.
ResponderExcluirProdutos químicos pesados muitas vezes não são necessários. Conteúdo de excelente qualidade, obrigado por compartilhar!
ResponderExcluirMarcia Gentil