Aline limpando canteiros para re-vitalização da Horta-Jardim |
Cobrindo os canteiros com palhas de capim para alimentar o solo, proteger do vento e das chuvas, manter a umidade e contribuir para organização da diversidade de vida invisível que mora na terra. |
alimentos, plantas medicinais e riqueza de matéria orgânica...
Eis que nasce uma flor. A abelha precisa da flor para fazer o mel. A flor precisa da abelha para ser polinizada. Um dia a flor se transforma em fruto. O pássaro precisa se alimentar do fruto. O vegetal precisa que os animais comam seus frutos para poder espalhar suas sementes. A semente precisa da chuva. A chuva precisa que a semente se torne uma planta para poder aparar sua descida do alto do céu, escorregar pelas folhas para não machucar o chão e descer para as profundezas da terra para alimentar nascentes.
Organizamos um agrossistema de forma cooperativa com o ambiente e com as outras espécies. Reproduzimos, assim, uma co-evolução memorável na escala do tempo que perpetua mudanças em busca da re-generação.
![]() |
Plantio consorciado de espécies em sistema agroflorestal: Sítio Arca de Noé-Sapucaia-RJ |
Quer ver um exemplo?
O cerrado brasileiro foi reduzido a 2% do ecossistema original; as florestas de araucárias, atlânticas, amazônicas, pantanenses e caatinga, em permanente devastação; a utilização inconsequente de adubos químicos e herbicidas contamina lençóis freáticos, envenena animais e prejudica a saúde. Isso tudo sem contar que 70% das reservas de água doce do Planeta Terra são utilizadas de forma nociva e imediatista com irrigação.
A agroecologia é resultado do processo de observação da realidade
Para isso, recorremos à sabedoria popular tradicional e ao intercâmbio na diversidade cultural, com a finalidade de popularizar práticas e facilitar acessos a uma alimentação saudável e diversificada para ser distribuída, de forma justa e solidária.
Manejo de bananeiras: colheita de frutas e alimento para o solo do Agrossistema |
Orgânico X Agroecológico
O objetivo do movimento agroecológico é produzir a cultura de cuidado, tendo por princípio o conhecimento popular tradicional, por base a produção diversificada de alimentos saudáveis em pequena escala e por método a construção coletiva fundada na troca de saberes.
O produto agroecológico incentiva a agricultura familiar. Por isso, em nada se compara ao sistema de certificação dos produtos orgânicos, cuja única orientação é a certificação. O sistema de certificação orgânica é fruto da exigência de padrões quantitativos dos produtos que podem, ou não, tornar determinada produção como passível de receber um selo de qualidade. Pouco importa se a produção é diversa, ou não... se é respeitada a sustentabilidade dos recursos naturais locais, ou não. Desse modo, é possível que existam monoculturas com certificação orgânica, por exemplo.
A valorização das famílias do campo
Há milhares de anos, mantém o conhecimento tradicional acumulado sobre as medicinas da floresta e a técnica de preservar e guardar sementes... proporcionando a continuidade dos ciclos da agricultura e a preservação da soberania alimentar dos Povos.
Estes agricultores são os portadores da agrobiodiversidade natural, a qual vem sendo substituída por novas variedades criadas em laboratórios. O resultado é a perda do potencial de adaptabilidade adquirido por anos de experiência na agricultura familiar ancestral, além da vulnerabilidade às pragas e doenças comuns nas culturas homogêneas em áreas contínuas.
Espécies transgênicas, por exemplo, são criadas para produzir espécies plantas estéreis (não são capazes de produzir novos descendentes), de forma a gerar dependência dos produtores às empresas detentoras das patentes industriais sobre as sementes.
A questão é mais séria do que se imagina. Está no debate a respeito da soberania dos povos sobre a perda da capacidade de escolher o quê e como produzir.
Assistam ao vídeo SEMENTES DA LIBERDADE!
Movimento Agroecológico
Como ter acesso aos produtos agroecológicos?
Também tem as feiras agroecológicas de: Teresópolis- RJ. quartas e sábados. Local: Centro. quartas-feiras. Local: Próximo ao Sesc de Teresópolis. Formam-se, assim, os elos nas redes de consumo consciente, que por sua vez fortalecem a continuidade do processo iniciado na etapa da produção.
Aline vendendo hortaliças na Feira Orgânica do Flamengo-RJ |
A troca de saberes é fundamental para nivelamento entre campos do conhecimento e para valorização do conhecimento tradicional como re-descoberta de quem nós somos e como nos relacionamos. O objetivo é sensibilizar as pessoas para valorização da agricultura familiar e para a possibilidade de transformação que pode ser impressa na vida de cada um e de todos nós.
Vamos à Feira?
Aline Chaves
Pequisadora dos ciclos alimentares e alquimista de vegetais vivos
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Olá!
Escreva aqui o seu comentário sobre a postagem.